Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Aviso > Processo seletivo para ingresso no 1º semestre de 2023 no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Materiais (PPGEM)
Início do conteúdo da página Notícias

Processo seletivo para ingresso no 1º semestre de 2023 no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Materiais (PPGEM)

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 30/05/2022 13h14
  • última modificação 06/10/2022 10h17

 

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) informa que estarão abertas de 10 de outubro a 04 de novembro as inscrições do Processo Seletivo de Candidatos a Aluno Regular para ingresso no 1º semestre de 2023 no curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia de Materiais (PPGEM).

 

Confira o edital na íntegra

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e instruções estabelecidas no edital, em razão das quais não poderá alegar desconhecimento posteriormente.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher e enviar o formulário eletrônico no Google Forms, disponível no site: https://ppgem.ifma.edu.br/ e no link direto https://forms.gle/F4oLLEiisq4wqvSs9.

Estão habilitados à inscrição no processo seletivo todos os graduados ou graduandos aptos a concluir o curso até o ato da matrícula (bacharel, licenciatura e tecnólogo) e pós-graduação nas áreas: Engenharias; Química Industrial, Desenho Industrial; Curso Superior em Tecnologia Eletrônica, Tecnologia Mecânica e Tecnologia Elétrica; Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado e/ou Licenciatura em Matemática, Física, Química, Mecânica, Eletricidade, Construção Civil e em Ciência e Tecnologia.

VAGAS

Estão sendo ofertadas 15 (quinze) vagas para o ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais (PPGEM) no primeiro semestre de 2023,

em horário integral (horário matutino e vespertino), Campus São Luís – Monte Castelo, na área de concentração: Desenvolvimento e Caracterização de Materiais, distribuídas entre os Docentes Orientadores do Programa, respeitando a capacidade de orientação de cada professor.

O Mestrado de Engenharia de Materiais terá duração máxima de 24 (vinte e quatro meses) e funcionará em regime integral, de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino, com dedicação de 30 (trinta) a 40 (quarenta) horas semanais.

As vagas serão alocadas para candidatos da Ampla Concorrência, candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e pessoa com deficiência, conforme legislação em vigor. Os candidatos que optarem por participar pela reserva de vagas serão designados como optantes.

Do total de vagas disponíveis do processo seletivo 2023, fica reservado 20% das vagas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas, neste caso 03 (três) vagas e 5% para Pessoas Com Deficiência, neste caso 01 (uma) vaga, perfazendo um total de 04 vagas reservadas para as ações afirmativas.

CRONOGRAMA

Fim do conteúdo da página